[FECHAR]

09/10/2013

# Coraline # Editora Rocco

Coraline - Neil Gaiman - Rocco


Leituras de Rebecca  nº66

A história de Coraline é de provocar calafrios. A narrativa dá muitas voltas e percorre longas distâncias, criando um ‘outro’ mundo onde todos os aspectos de vida são pervertidos e desvirtuados para o macabro. Ao mesmo tempo sutil e cruel, o autor gosta de desafiar as imagens simples dos livros infantis tradicionais. No livro, a jovem Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, a menina consegue abrir uma porta que sempre estivera trancada na sala de visitas de casa e descobre um caminho para um misterioso apartamento ‘vazio’ no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus “outros” pais. Na verdade, aquele parece ser um “outro” mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários.


Quem nunca inventou um mundo só pra si? Um mundo perfeito onde tudo dá certo e todos são atenciosos e amáveis? E se esse mundo tomasse vida? Seria bom? Talvez não...
O mundo de Coraline se extendeu pelo jardim e quintal de sua nova casa, mas quando o tédio se instalou ela queria mais e foi aí que  encontrou uma porta que dava para o nada. Será?
Não quero contar muita coisa pra não estragar a história, mas ela é sensasional!
A coisa que mais me impressiona sobre histórias de Gaiman é que ele aborda temas assustadores de forma muito delicada, nada de sustos nem de coisas horrendas expostas, tudo é um pouco fantasmagórico em seu trabalho. Isso me impressionou bastante. 

Nunca pensei que botões podiam ser assustadores. Recomendo para que não tem medo do escuro, nem de botões hahahahahaha!



4 comentários:

  1. Ainda não li esse livro, apesar de gostar muito dos livros do Neil. Sei que estou perdendo uma grande história mas espero reverter isso logo. Já assisti o filme e pelo o que li aqui não é muito diferente.
    Adorei sua leitura.

    bjs.

    www.booksandmuchmore.com

    ResponderExcluir
  2. Me lembrou bastante a animação Coraline. É a mesma história? Fiquei realmente interessada... amo livros assim :)

    ResponderExcluir
  3. Há muito tempo tenho vontade de ler o livro, sempre procuro pelas bibliotecas mas nunca acho :c
    Adorei sua resenha, estou bem curiosa hahaha.
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu sou fã de Neil Gaiman e acho incrível a capacidade que ele tem de escrever histórias intensas e bem estruturadas, esse é um livro infanto-juvenil que respeita a inteligência dos jovens e agrada leitores de todas as idades.

    ResponderExcluir