[FECHAR]

04/05/2016

# Henry James # Leituras de Rebecca

Henry James - Os Inocentes | A Volta do Parafuso - Scipione



Leituras de Rebecca n°125

Em uma mansão no interior da Inglaterra, uma governanta é encarregada de cuidar de duas crianças órfãs. Apesar de Miles e Flora se comportarem bem, serem inteligentes e afetuosos, há um desconforto crescente no ar, sobretudo depois que um misterioso e assustador estranho é visto nas redondezas, aparentemente procurando algo - ou alguém. A governanta terá então de lutar por seus pupilos, numa aterrorizante batalha contra o mal - uma batalha cujo desenlace será tanto mais terrível.



Lembrei desse livro recentemente quando vi que estão fazendo um filme dele. Foi um dos livros que mais curti na adolescência, com mistérios e acontecimentos inexplicáveis. É claro que eu quis reler né?

O livro é contado do ponto de vista da nova preceptora que vai trabalhar numa mansão no campo cuidando das crianças, Miles e Flora. Aí que o autor começa a mostrar que crianças podem ser muito, mas muito, assustadoras. Pois eles não só veem fantasmas, como curtem a presença deles (cruz-credo-socorro-ave-maria). O menino, inclusive, foi expulso da escola por um motivo misterioso. O diretor disse, apenas, que não queriam mais ele lá. 

Apesar de mal chegar a cem páginas, o autor conseguiu me prender na história e, realmente, dá um nó na trama apresentada. É daqueles livros que acabam e você fica olhando pro nada, tentando entender tudo o que aconteceu. Mais um ponto positivo para o livro que não entrega tudo e deixa um gostinho de quero mais.

Recomendo para quem gosta de histórias clássicas de fantasmas.



Um comentário:

  1. Falei desse livro esses dias lá no blog. Também li na adolescência, gostei e se tornou inesquecível. Não sabia que iria virar filme, eu já estava querendo reler agora estou decidida. Parabéns pela releitura!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir