[FECHAR]

16/11/2011

# Bertrand Brasil # Leituras de Carol

Nora Roberts – O Vale do Silêncio - Bertrand Brasil


Leituras de Carol nº 589

Título original: Valley of Silence



Trilogia do Círculo 3/3



No reino de Geall, a erudita Moira ergue a espada em nome de seu povo. Agora, como rainha, deve preparar os súditos para a maior batalha de suas vidas contra um inimigo mais pérfido do que qualquer outro que jamais conheceram. Afinal, Lilith, a vampira mais poderosa do mundo, seguiu o círculo de seis através do tempo, rumo a Geall.



Com um cenário descrito com extrema habilidade, Nora Roberts une cenas de ação a intervalos de paixão, desejo e magia. Os personagens são bem desenvolvidos e, apesar de mágicos, possuem sentimentos bastante humanos e reais. Uma trilogia de fantasia com forte apelo para os fãs de todos os gêneros. Sobre a Trilogia do Círculo: Primeira incursão de Nora Roberts no gênero sobrenatural.



O Vale do Silêncio é um romance épico que rompe as barreiras entre a realidade e o sobrenatural - ao mesmo tempo em que forja paixões entre homens e mulheres. No primeiro, A Cruz de Morrigan, uma batalha é tramada entre as forças do bem e do mal, enquanto Lilith, a vampira mais poderosa do Universo, reúne seu exército sombrio. No segundo, O Baile dos Deuses, é apresentada a valente Blair Murphy. Destinada a ser uma caça-vampiros num mundo que não crê em tais criaturas, ela vive para caçar. Agora, no terceiro volume, vê-se como a guerreira num círculo de seis, escolhida pela deusa Morrigan para derrotar a vampira Lilith e seus capachos.


A preparação da guerra no Vale do Silêncio chega a  seu auge e me fez lembrar “O Senhor dos Anéis”, onde o bem o mal se preparam para a batalha final. O círculo já está em Geall, Lilith e seu exército do Mal também. E é no Samhain (31/10... detalhe... meu aniversário... Dia das Bruxas, onde os mortos caminham pela terra, etc e tal)  que temos o ápice da batalha entre a Luz e as Trevas (quantos clichês consegui em tão poucas linhas, risos).



Mas é nesse terreno altamente improvável que floresce o amor entre Cian, o vampirão TDB,  e a rainha Moira.



Nos dois primeiros livros vemos a personagem da Moira crescer... e é ela quem toma a decisão de expressar o amor entre os dois de forma física. Moça de atitude (é bom assim!) porque se dependesse do Cian... o negócio ia demorar viu? (risos), pois os escrúpulos em não “levar Moira para o mundo sombrio” são maiores que o desejo de tê-la em sua cama. Mas a rainha “resolveu o problema”.



A exemplo dos livros anteriores, Nora segura o ritmo neste livro e nos extasia com cenas detalhadas da, literalmente, sangrenta batalha entre o Bem e o Mal. E ela ainda nos reserva uma surpresa para o final.



Um fato que me chamou a atenção é que não houve muita suavização na tradução. Ver o Cian dizendo palavrão como qualquer pessoa foi quase orgástico para mim como leitora (risos). 

Trilogia do Círculo

A Cruz de  Morrigan
O Baile dos Deuses
O Vale do Silêncio

Nenhum comentário:

Postar um comentário