10/04/2013

# André Vianco # Leituras de Rebecca

Andre Vianco - O Caminho do Poço das Lágrimas - Novo Século


Leituras de Rebecca nº 45

Jonas viajava com os filhos Ingrid e Bosco por uma estrada escura. De repente os três adormecem e, quando acordam, depois de muitos sonhos agitados, se dão conta de que estão em um vasto campo verde. O carro em que viajavam desapareceu e a única saída daquele campo é um caminho formado por pedras justapostas... é O Caminho do Poço das Lágrimas. Mas para onde os levará esse caminho? Que mistérios e perigos os esperam? Em seu 13º romance o escritor André Vianco aventura-se através de uma fábula gótica moderna. O Caminho do Poço das Lágrimas é um livro ilustrado, cheio de metáforas, que leva a reflexões acerca da morte, da maneira como levamos a vida nos dias de hoje. O Caminho do Poço das Lágrimas nasceu depois do autor ter se dedicado durante três anos às histórias de terror, envolvendo vampiros. Há algum tempo seus leitores vinham dizendo que estavam com saudades de livros como A Casa por isso, quando a idéia para essa fábula surgiu, ele não conseguiu fazer mais nada direito, até que finalmente a colocou no papel: "A idéia para escrever O Caminho do Poço das Lágrimas nasceu de uma história de ninar que eu inventei para as minhas filhas. Durante muito tempo essa história ficou remoendo em minha mente, ela se apoderou de mim de uma maneira que eu precisei parar tudo para dar vida a ela.", explica André Vianco. Ilustrações de Lese Pierre.

Eu já li algumas obras do Vianco e essa foge totalmente do que estou acostumada a ler dele, me surpreendeu. Começando pela capa que me chamou a atenção, a arte desse Lese Pierre é um show! 

André Vianco traz reflexões sobre nós como seres humanos, Bosco, Jonas e Ingrid (filha mais velha) são personagens que podemos identificar com as fases de nossas vidas. Logo no começo do livro eles são instruídos a não sair do caminho, mas é lógico que eles saem e tem de enfrentar seus pesadelos e temores. O lugar parece ser um universo paralelo, ou um sonho, ele vai seguindo caminhos que só aumentam o mistério, quase um Lost misturado com Silent Hill, um livro tenso. É uma fábula insólita com monstros, paisagens e muito suspense, uma pena que não posso descrever muito da história para não estragar as surpresas e esse é um ponto bastante positivo no livro, não é previsível demais, não entrega tudo fácil e me fez questionar a história o tempo inteiro.

Bom, o final do livro, para mim, foi realmente inesperado. A revelação final, com a canção do poço das lágrimas (canção descrita na trama) e a mensagem acerca do amor que nos leva a uma reflexão sobre a vida sem ser piegas nem brega.

É um livro triste, mas surpreendente. André Vianco realmente acertou no ponto desse livro. A história é realmente cativante, os cenários são incríveis e contém ilustrações lindas. Adorei tudo, os personagens, as ilustrações, o bom trabalho da editora com o livro, a história. É um livro que vale a pena ser lido!

Um comentário:

  1. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas adoro André Vianco e espero ler esse em breve!!

    Beijos

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir

POR ONDE AS ROMÂNTICAS PASSARAM