[FECHAR]

02/06/2014

# Bertrand Brasil # Leituras de Carol

Val McDermid - O Canto das Sereias - Bertrand Brasil



Leituras de Carol nº 797
Título original: The Mermaids Singing


Inspirado pelo acervo de um museu dedicado a aparelhos de tortura, o Assassino de Bonecas – como é conhecido por abandonar suas “obras de arte” em locais de público gay – parece ter descoberto a grande vocação de sua vida. E suas mortes são planejadas com tamanha frieza e impiedade que não deixam nenhum rastro para trás.

Por causa da ausência de pistas, o psicólogo Tony Hill é convocado para ajudar na investigação. Com a ajuda da detetive Carol Jordan, sua missão é entrar na mente do criminoso e estabelecer um perfil que possibilite desvendar sua identidade. No entanto, mesmo para um profissional experiente como ele, a série de mutilações sexuais seguidas de assassinato é diferente de tudo que já viu antes.

Um suspense psicológico tenso e muito bem escrito, O canto das sereias explora a mente atormentada de um assassino em série diferente de qualquer outro que o mundo da ficção já tenha visto. Os métodos de tortura utilizados, assim como o modo de abordagem das vítimas – narrados pelo criminoso em seus relatos sombrios – chocarão os leitores.

Admito que só conhecia Val McDermid da Natália do Menina da Bahia me dizer que era uma ótima autora, mas eu acabava deixando passar seus outros livros que foram lançados no Brasil. 

Então há algumas semanas a Bertrand me apresenta a oportunidade de avaliar um livro dela, o primeiro de uma de suas séries mais famosas, a que envolve o psicólogo Tony Hill e investigadora Carol Jordan, mas também admito que o nome da outra protagonista foi a pá de cal para a escolha do livro, afinal meu lado narcisista não resiste a ler uma história onde tem uma Carol, não é? (risos).

Mas bem... vamos a história.

Três homens, que aparentemente não têm nada em comum, aparecem mortos com requintes de crueldade em uma região famosa por ser frequentada pela comunidade GLBT. Os chefões da polícia teimam em não admitir que Bradfield está sendo aterrorizada por um serial killer, mas a inspetora Carol Jordan tem absoluta certeza que a mesma pessoa cometeu os assassinatos.

Tony Hill é o psicólogo que é responsável por organizar e implantar uma força tarefa que tem como meta traçar o perfil de criminosos, com o objetivo de auxiliar o trabalho da polícia em capturá-los. Claro que ele enfrenta resistência, mas a série de crimes acaba fazendo com os chefões cedem e ele passe colaborar no sentido de ajudar a descobrir quem está assassinando homens jovens e deixando-os no "bairro gay" de Bradfield.

O fato de Tony ser psicólogo não significa que ele também não tem seus problemas, que dirá Carol, afinal a profissão de policial não é uma das mais calmas. E a empatia dos dois é fundamental para o decorrer da história.

O "nosso" criminoso também "encanta" pela sua astúcia, inteligência e, é claro, pelo perfeccionismo com que apresentava seus "trabalhos.

Ah... e entre o coadjuvantes não posso deixar de citar a jornalista Penny Burges, acho que por Val ter sido jornalista fez com que ela retratasse a repórter de forma ácida e bem verossímil.

Admito que não adivinhei quem era o assassino, Val, afinal já me sinto íntima (risos) levou os personagens (e a mim) em várias direções. Como comentei na fan page da Bertrand Brasil eu tentei ler o livro devagar e saborear cada página de forma lenta, mas a escrita de McDermid não deixa você passar lentamente pelas páginas. Você se envolve tanto quer acabar o livro e quando acaba fica aquela sensação "poxa eu devia ter lido mais devagar".

Leitura Absolutamente Recomendada.



Tony Hill and Carol Jordan

The Mermaids Singing - O Canto das Sereias
The Wire In The Blood
The Last Temptation
The Torment of Others
Beneath The Bleeding
Fever of the Bone
The Retribution
Cross and Burn

Nenhum comentário:

Postar um comentário