[FECHAR]

22/02/2017

# Editora Rocco # Leituras de Rebecca

Austin Kleon - Roube como um artista - Rocco



Leituras de Rebecca n°136


Verdadeiro manifesto ilustrado de como ser criativo na era digital, “Roube como um artista”, do designer e escritor Austin Kleon, ganhou a lista dos mais vendidos do The New York Times e figurou no ranking de 2012 da rede Amazon ao mostrar – com bom humor, ousadia e simplicidade – que não é preciso ser um gênio para ser criativo, basta ser autêntico. Baseado numa palestra feita pelo autor na Universidade do Estado de Nova York que em pouco tempo se viralizou na internet, Roube como um artista coloca os leitores em contato direto com seu lado criativo e artístico e é um verdadeiro manual para o sucesso no século XXI.

Quando vi a capa desse livro, meu primeiro pensamento foi "Vixe! Lá vem autoajuda!". Não que eu não goste de autoajuda, mas o mercado está bem saturado desse tipo de publicação e eu já não tenho mais muita paciência pra isso. Só que "Roube como um artista" é um livro que passa longe desses livros genéricos, foi uma leitura muuuuito divertida e, como designer que sou, aproveitei demais cada dica.

O que mais gostei no livro foi como o Austin Kleon consegue desmitificar a questão espinhenta do originalismo e mostra que podemos sim fazer coisas muito legais, mesmo que sob influência de grandes artistas. Nada vem do nada, já dizia o Antoine Lavoisier, "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.". A partir daí podemos converter essas influências mais a nossa personalidade e criar coisas maravilhosas e que não são cópias e sim uma evolução do que era antes.

Me lembrou muito quando fiz um curso de ilustração e o professor pediu que, inicialmente, estudássemos e imitássemos outros ilustradores que admiramos até achar o traço que se caracterize como nosso. É bem isso que o livro aborda.

Amei demais esse livro! E recomendo para quem quer criatividade na rotina.




Nenhum comentário:

Postar um comentário