[FECHAR]

08/05/2018

# Harlequin # rip romances de banca

Fim de uma era. Adeus aos romances de banca



Acabo de receber um email da Harlequin que confirma o, infelizmente, já esperado por nós fim dos livros de romances vendidos em bancas. Era esperado? Sim, mas não deixa de ser triste.

Como disse a Beta do Literatura de Mulherzinha o email da Harlequin foi a “crônica de um decisão já esperada”.

Realmente, na Bienal de 2015 quando a Harlequin Brasil realizou encontro com as “Queridas” para anunciar as novidades (entre elas a compra do selo pela Harper Collins), todas nós sentimentos que algo aconteceria além daquela “parceria maravilhosa, com possibilidade de mais autoras serem publicadas no Brasil”.

Desde então o que vimos foi uma diminuição da interação da equipe de marketing com o grupo de blogueiras que sempre estiveram dispostas a participar das ações.

Mesmo assim ainda persistimos, pois o romance de banca feito em papel jornal mora em nossos corações. Quantas de nós não começamos nossas leituras por estes livrinhos? Quantas de nós dedicamos espaços em nossas casas para guardar vários deles em nossas estantes?

No email da equipe Harlequin diz que o catálogo de livros de bolso serão encontrados “nas plataformas onde estes são vendidos”, mas uma pequena busca na Amazon mostra que os títulos em “formato banca” mais novos são da metade do mês de abril.  A última newsletter que recebi como leitora foram com os lançamentos de março.

O mundo editorial mudou, as bancas estão desaparecendo. Mas as plataformas online estão aí dizendo que o livro físico ainda é uma opção.

Mas pelo menos uma coisa ainda há de bom nessa história toda. Os sebos! Sim, eles ainda existem. Você que é nova leitora, pode sim experimentar a sensação de ter um livro de banca nas mãos.

Um comentário:

  1. Olá!
    Fiquei muito triste com esta notícia, mas como você falou,já era esperado,eu só leio livros impressos, então Harlequin vai ficar na minha memória e vou reler os meus que tenho aqui pra matar a saudade, vou comprarbdd sebos, bancas de jornal que ainda vendem e da estante virtual, eu ainda não tenho todos da Diana Palmer 😢😢😢😢😢

    ResponderExcluir