[FECHAR]

08/05/2013

# A Costureira # Geração Editorial

Kate Alcott - A Costureira - Geração


Leituras de Rebecca nº 48

Uma jovem ambiciosa e uma estilista célebre sobrevivem ao maior naufrágio da História, mas são arrastadas pelo turbilhão de escândalos que se segue à tragédia. Tess Collins, uma jovem inglesa que sonha ser mais que uma empregada e ver reconhecido o seu talento para a alta costura, consegue emprego com a famosa estilista lady Duff Gordon a bordo do Titanic, que ruma para os Estados Unidos. Porém, a viagem que se iniciou de forma tão auspiciosa acaba se tornando a maior tragédia marítima de todos os tempos. Tess e lady Duff sobrevivem, a primeira para viver as aflições do amor e as chances de ascensão social, a segunda para se ver envolvida nos escândalos do inquérito sobre o terrível desastre naval. Com um pano de fundo histórico, mas sob um ângulo inédito, este soberbo romance acompanha a trajetória dessas duas mulheres apaixonadas pela linha e agulha, tão parecidas e tão diferentes, deleitando-nos com um retrato emocionante de uma época conturbada e de uma sociedade dividida. Tess simboliza a modernidade livre de preconceitos de classe e rica em oportunidades, enquanto lady Duff representa a decadente Belle Époque, um mundo de glamour e privilégio com os dias contados, assaltado pelas contestações sociais, indústria de massa incipiente e pressões da mídia.

Quando vi que o livro citava o Titanic deu até um frio na espinha, não tenho medo dele, mas da modinha que ele virou desde o filme James Cameron. Diferente do romance açucarado que eu esperava ele me trouxe boas surpresas.

Um ponto que me chamou bastante atenção foi o cuidado da autora sobre os detalhes do evento, baseada nos fatos relatados na época incluindo a investigação que foi feita. Documentos e testemunhos reais foram usados para trazer detalhes que pouca gente sabia a respeito da tragédia. Sensacional!

O livro começa apresentando Tess que acredita que pode ser muito mais se conseguir mostrar seu talento no novo mundo e consegue ganhar um lugar como empregada de Lady Duff Gordon no Titanic. Lucile é uma costureira glamurosa e Tess é uma aspirante a costureira, parecia o plano perfeito, se não fosse o iceberg que elas encontraram no caminho.
Devo dizer que eu quase morri de raiva da tal da Lady Duff, ela é uma metida, egoísta e manipuladora. Aff! Tess é uma moça sonhadora e está apostando tudo o que tem nessa chance para mudar seu destino, seu talento a leva para a primeira classe para trabalhar no guarda-roupa do próximo desfile de luxo em Nova York.

Eu gostei desse livro por causa da perspectiva que ele apresenta a história, dessa vez nós estamos junto com a primeira classe e vimos o que pode ter acontecido nos botes dos ricos. Por que apenas um bote voltou para buscar sobreviventes? Quem eram as crianças resgatadas? O que houve no bote número um? Essa obra tem muito pano pra manga. Eu nunca tinha ouvido falar do escândalo do bote quase vazio, revoltante saber que o conforto estava acima das vidas humanas deixadas pra trás. 

Ainda tem espaço pra romance, rola um triângulo amoroso entre Tess , Jim e Jack? O que eles significam verdadeiramente para Tess? Não vou entregar mais pra não perder a graça. Recomendo muito!

2 comentários:

  1. Gostei da resenha.
    Mais um para a listinha...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. pero se convirtió en un símbolo de Patek alrededor de 1887, cuando la compañía registró el diseño.replicas relojes El primer reloj llamado Calatrava fue ref. 96, un reloj que se estrenó en 1932. Cada reloj de pulsera único en un estuche redondo de Patek a seguir puede considerarse una Calatrava, incluida la hermosa referencia. 3893 que se presenta en la tienda esta semana. Este ejemplo tiene un hermoso "dial sigma" de color marfil que es perfecto para muchas ocasiones. El símbolo de Calatrava comenzó a aparecer en los relojes a finales de 1800;replicas de relojes A mediados de la década de 1960, las coronas de los relojes Patek comenzaron a llevar la cruz de Calatrava sobre ellos.

    ResponderExcluir