08/05/2013

1

Kate Alcott - A Costureira - Geração


Leituras de Rebecca nº 48

Uma jovem ambiciosa e uma estilista célebre sobrevivem ao maior naufrágio da História, mas são arrastadas pelo turbilhão de escândalos que se segue à tragédia. Tess Collins, uma jovem inglesa que sonha ser mais que uma empregada e ver reconhecido o seu talento para a alta costura, consegue emprego com a famosa estilista lady Duff Gordon a bordo do Titanic, que ruma para os Estados Unidos. Porém, a viagem que se iniciou de forma tão auspiciosa acaba se tornando a maior tragédia marítima de todos os tempos. Tess e lady Duff sobrevivem, a primeira para viver as aflições do amor e as chances de ascensão social, a segunda para se ver envolvida nos escândalos do inquérito sobre o terrível desastre naval. Com um pano de fundo histórico, mas sob um ângulo inédito, este soberbo romance acompanha a trajetória dessas duas mulheres apaixonadas pela linha e agulha, tão parecidas e tão diferentes, deleitando-nos com um retrato emocionante de uma época conturbada e de uma sociedade dividida. Tess simboliza a modernidade livre de preconceitos de classe e rica em oportunidades, enquanto lady Duff representa a decadente Belle Époque, um mundo de glamour e privilégio com os dias contados, assaltado pelas contestações sociais, indústria de massa incipiente e pressões da mídia.

Quando vi que o livro citava o Titanic deu até um frio na espinha, não tenho medo dele, mas da modinha que ele virou desde o filme James Cameron. Diferente do romance açucarado que eu esperava ele me trouxe boas surpresas.

Um ponto que me chamou bastante atenção foi o cuidado da autora sobre os detalhes do evento, baseada nos fatos relatados na época incluindo a investigação que foi feita. Documentos e testemunhos reais foram usados para trazer detalhes que pouca gente sabia a respeito da tragédia. Sensacional!

O livro começa apresentando Tess que acredita que pode ser muito mais se conseguir mostrar seu talento no novo mundo e consegue ganhar um lugar como empregada de Lady Duff Gordon no Titanic. Lucile é uma costureira glamurosa e Tess é uma aspirante a costureira, parecia o plano perfeito, se não fosse o iceberg que elas encontraram no caminho.
Devo dizer que eu quase morri de raiva da tal da Lady Duff, ela é uma metida, egoísta e manipuladora. Aff! Tess é uma moça sonhadora e está apostando tudo o que tem nessa chance para mudar seu destino, seu talento a leva para a primeira classe para trabalhar no guarda-roupa do próximo desfile de luxo em Nova York.

Eu gostei desse livro por causa da perspectiva que ele apresenta a história, dessa vez nós estamos junto com a primeira classe e vimos o que pode ter acontecido nos botes dos ricos. Por que apenas um bote voltou para buscar sobreviventes? Quem eram as crianças resgatadas? O que houve no bote número um? Essa obra tem muito pano pra manga. Eu nunca tinha ouvido falar do escândalo do bote quase vazio, revoltante saber que o conforto estava acima das vidas humanas deixadas pra trás. 

Ainda tem espaço pra romance, rola um triângulo amoroso entre Tess , Jim e Jack? O que eles significam verdadeiramente para Tess? Não vou entregar mais pra não perder a graça. Recomendo muito!

Um comentário: