[FECHAR]

20/08/2013

# Bertrand Brasil # Irmãos Wolfe

Markus Zusak - O Azarão - Bertrand Brasil


Leituras de Carol nº 737
Título original: The Underdog


Antes de tornar-se mundialmente conhecido, Markus Zusak escreveu livros de sucesso que somente agora estão sendo publicados no Brasil. O primeiro título chama-se O azarão. Fãs de A menina que roubava livros não podem deixar de ler os romances que iniciaram a carreira estelar desse autor.

Narrado em primeira pessoa, o livro apresenta a história de Cameron Wolfe, um garoto de 15 anos perdido na vida e que vive às turras com a família. Trabalha com o pai encanador e sua mãe está sempre brigando com os filhos. Todos moram juntos numa casa pequena.

Conheço o nome de Markus Zusak pelo super hiper ultra mega sucesso "A Menina que Roubava Livros" que eu.... NÃO LI. Apesar da fama, das recomendações e todo o oba oba em torno da obra ela não me atraiu.

Mas fiquei curiosa quando a Bertrand Brasil ofereceu aos parceiros a oportunidade de ler títulos anteriores do autor e com outra temática (o mundo juvenil). Como a sinopse já adianta, começamos acompanhar a história de Cameron Wolfe e suas "crises existenciais", afinal ele está com 15 anos, nem criança ou tampouco adulto. Apesar de ser em primeira pessoa (tenho algumas ressalvas a este estilo de narratica) gostei dessa história e do modo como Zusak apresenta algumas situações em um tom depreciativo que me cativou.

Cameron é o mais novo, tem 2 irmãos (Ruben e Steve) e uma irmã (Sarah). A mãe é faxineira e o pai encanador. Sarah por quase todo o livro está aos amassos com o namorado. Steve é o "perfeito" da família, é ótimo jogador tem um bom emprego. Ruben só pensa em como realizar grandes planos (digno de um Dick Vigarista) e pela proximidade de Ruben só resta a Cameron seguir seus passos. Mas a transição da adolescência para a vida adulta faz Cameron pensar (e como pensa esse menino) e são tantos pensamentos que acabam também em sonhos totalmente estranhos (estar em um lago de petróleo é um deles), cada um tem um significado, mas como não sei interpretar sonhos... calar-me-ei (risos).

Umas passagens no começo da história me deixaram em dúvida de onde a história se passa. Em determinada passagem Rube (irmão mais velho de Cameron) reclama do primeiro ministro e em outra Cam conta que seu irmão Steve joga futebol americano, em outra já cita os Estados Unidos de uma forma que nos mostra que a história se passa na Inglaterra (afinal lá tem primeiro ministro, nos EUA não tem), mas tirando isso vemos a situação de uma família comum, ninguém é lindo, maravilhoso, tem super poderes ou algo que os torne mais especiais que qualquer outra pessoa.

Confira o primeiro capítulo clicando AQUI 

Ah! Esse é o primeiro de uma trilogia

O Azarão
Bom de Briga
A Garota que Eu Quero ( esse último publicado pela Intrínseca)

Nenhum comentário:

Postar um comentário