31/10/2013

# Anne Tyler # Leituras de Fabiana

Anne Tyler - O Começo do Adeus - Novo Conceito



Leituras de Fabiana nº 13


Anne Tyler nos leva a um romance sábio, assustador e profundamente tocante em que descreve um homem de meia-idade, desolado pela morte de sua esposa, que tem melhorado gradualmente pelas aparições frequentes da mulher — na casa deles, na estrada, no mercado. Com deficiência no braço e na perna direita, Aaron passou sua infância tentando se livrar de sua irmã, que queria mandar nele. Então, quando conhece Dorothy, uma jovem tímida e recatada, ele vê uma luz no fim do túnel. Eles se casam e têm uma vida relativamente modesta e feliz. Mas quando uma árvore cai em sua casa, Dorothy morre e Aaron começa a se sentir vazio. Apenas as aparições inesperadas de Dorothy o ajudam a sobreviver e encontrar certa paz. Aos poucos, durante seu trabalho na editora da família, ele descobre obras que presumem ser guias para iniciantes durante os caminhos da vida e que, talvez para esses iniciantes, há uma maneira de dizer adeus.

Uma fatalidade! Essa é a melhor definição para a morte da esposa de Aaron. Sentindo-se culpado pelo que aconteceu e achando motivos para sentir-se como tal, ele se isola do mundo, tendo a certeza de que ela ainda está em contato com ele. É preciso buscar forças para que ele consiga se livrar desse peso que o acompanha e refaça sua vida.

O relato demonstra o quanto estamos pré-dispostos a aceitar os padrões que a sociedade nos impõe e em como as nossas escolhas definem o caminho que seguimos ou que podemos seguir na vida. O livro está mais para "auto-ajuda" do que um romance propriamente dito. Mas, gostei. E recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR ONDE AS ROMÂNTICAS PASSARAM