[FECHAR]

10/08/2011

# Editora Matrix # Leituras de Flavinha

Rosemary Hawthorne - Por Baixo do Pano (a história da calcinha) - Ed. Matrix



Leituras de Flavinha nº 303
Título original: Knickers


Falar sobre a história das calcinhas é falar da trajetóriados direitos da mulher, tanto quanto de moda. Desde a rainha Vitória e da feminista americana Amelia Bloomer até o fio dental, vamos acompanhar essa jornada fascinante guiados por Rosemary Hawthorne, a britânica que está entre as especialistas em História do Vestuário mais respeitadas do mundo. Neste livro, Hawthorne mergulha por baixo dos panos para desencavar calçolas, anquinhas e ceroulas e revelar toda a importância da humilde calcinha.
Da elegância embrulhada em musselina da Inglaterra de Jane Austen até os espartilhos do século XIX, passando pelas calcinhas dos uniformes escolares, a moda da cuequinha feminina e muito mais, não ficará renda sobre renda.

Ahá! Tem livro sobre todas as coisas no mundo, inclusive sobre as calcinhas! Um item quase sempre bastante detalhado nos romances e fiéis a época em que se passa a história (contemporâneo, mediaval, regência...) vira objeto de estudo de Rosemary Hawthorne a maior autoridade britânica em História da Roupa Íntima (mais conhecida como "A Dama das Calcinhas").


Rosemary traça o histórico que vai de 1800, quando o primeiro surgiu no mercado até os dias de hoje. De peças que chegavam ao tornozelo ás calcinhas fio dental, existe muita coisa para contar sobre as nossas "roupas de baixo"! O livro é escrito numa linguagem gostosa e envolvente (eu li em pouco mais que uma hora) e deixa você com vontade de conhecer a coleção de calcinhas da Rosemary! Tudo isso intercalado com ilustrações dos modelos. Recomendo!

3 comentários:

  1. Sério?? Um livro todinho sobre calcinha?? Hum... sei não...rss
    Acho que não faz o meu tipo, mas a título de curiosidade pode até ser...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!!! Tudo que eu gosto: moda, história e porque não antropologia num livro só!?! Gostei, e já guardei o nome pra procurar depois.

    ResponderExcluir
  3. Achei super interessante! Pessoalmente, eu gosto muito deste tipo de livro- sobre a história das coisas e também gosto mto de moda. Valeu pela dica!
    Bjos!
    Thaís
    @sweet_lemmon :)

    ResponderExcluir