Entenda o comportamento do consumidor e aprenda a comprar com consciência! Este é um livro divertido. O tipo de livro que a gente tem que ler nem que seja só para continuar uma conversa quando aqueles terríveis momentos de silêncio se instalam entre os interlocutores. Mas, além disso, este é um livro sério, muito sério. (Antes de começar a lê-lo, vale a pena dar uma olhada nas referências bibliográficas). A proposta sensacional de Pedro de Camargo é demonstrar, da forma mais simples possível, como nosso comportamento de consumo está diretamente ligado aos neurotransmissores responsáveis pelas sensações de prazer. Parece complicado, mas sob a escrita de Camargo você vai compreender perfeitamente alguns de seus comportamentos pouco ortodoxos, embora comuns, como assaltar a geladeira em noites mais frias, ou comprar aquele monte de bobagens que nunca, em toda a sua vida, pretendeu usar… E, como cortesia, com as dicas no fim de cada capítulo é possível aprender a combater seus próprios neurotransmissores endoidecidos — e consumistas — e conquistar o orçamento saudável com que sempre sonhou.
Esse livro faz parte do selo Nova Ideias da editora que tem títulos voltados para o mundo dos negócios e desenvolvimento humano.
Realmente é um livro divertido!
E fui uma "mocinha" obediente e comecei a leitura pela bibliografia!
Pedro de Camargo através de muito estudo e de uma extensa bibliografia nos apresenta como os hormônios influem em nosso maior ou menor desejo de consumir. Se depender dos hormônios (e do sistema de sociedade em que vivemos) cada vez mais vamos consumir e consumir, para saciar um desejo (que como vimos a partir dos dados apresentados por Pedro) não vai ser extinto nunca.
O que nos resta é evitar as pegadinhas que nos são apresentadas a TODOS os momentos do dia pelo marketing e controlarmos o instinto primitivo de coletora (nas mulheres) e de caçadores (nos homens). Alguns conceitos e situações apresentados pelo autor não me surpreenderam, mas outras sim.
Foi muito legal Pedro colocar situações em que ele vive no dia-a-dia (sua adoração pelos livros) para exemplificar alguns conceitos. Achei positiva a forma fluida e despretensiosa como ele nos envolve nos estudos sobre neuromarketing para nos explicar que apesar de todo avanço cultural e tecnológico, em vários aspectos no fundo no fundo, no ainda estamos na idade da pedra.
Leitura recomendada!
Leia um trecho AQUI
Obrigado Carol. adorei seus comentários e fiquei lisonjeado. É uma honra para mim meu livro ser avaliado e recomendado pelo blog. Aliás é muto bacana e bonito também. Um enorme abraço. Pedro de Camargo.
ResponderExcluir