[FECHAR]

27/01/2020

# Editora Arqueiro # Ka Hancock

Ka Hancock - Dançando sobre cacos de vidro - Arqueiro




Leituras de Jois #03
Título original: Dancing on Broken Glass
Autor: Ka Hancock
Páginas: 336
Editora: Arqueiro
ISBN-13: 9788580412079
ISBN-10: 8580412072
Ano: 2013

Lucy Houston e Mickey Chandler não deveriam se apaixonar. Os dois sofrem de doenças genéticas: Lucy tem um histórico familiar de câncer de mama muito agressivo e Mickey, um grave transtorno bipolar. No entanto, quando seus caminhos se cruzam, é impossível negar a atração entre eles. Contrariando toda a lógica que indicava que sua história não teria futuro, eles se casam e firmam – por escrito – um compromisso para fazer o relacionamento dar certo. Mickey promete tomar os remédios. Lucy promete não culpá-lo pelas coisas que ele não pode controlar. Mickey será sempre honesto. Lucy será paciente. Como em qualquer relação, eles têm dias bons e dias ruins – alguns terríveis. Depois que Lucy quase perde uma batalha contra o câncer, eles criam mais uma regra: nunca terão filhos, para não passar adiante sua herança genética. Porém, em seu 11° aniversário de casamento, durante uma consulta de rotina, Lucy é surpreendida com uma notícia extraordinária, quase um milagre, que vai mudar tudo o que ela e Mickey haviam planejado. De uma hora para outra todas as regras são jogadas pela janela e eles terão que redescobrir o verdadeiro significado do amor.Dançando sobre cacos de vidro é a história de um amor inspirador que supera todos os obstáculos para se tornar possível. 

O mundo de Lucy se resumia às irmãs, Priscila e Lily, e aos vizinhos que passaram a ser sua família logo após a morte dos pais. Seu pai morreu quando tinha somente 5 anos e aos 17 perdeu a mãe, vítima de câncer de mama. Mas, antes disso, já tinha perdido a avó materna vítima da mesma doença. Bom, a vida continuou, mas ela e as irmãs sempre viveram na expectativa de quando chegariam a sua vez.

Mickey é sócio com o melhor amigo, Jared, em casas noturnas e faz stand-up comedy nas mesmas nas horas vagas. Sofre de transtorno bipolar, o que pode levá-lo da euforia a depressão em pouquíssimo tempo, é e Jared quem segura as pontas quando Mickey precisa ser internado por conta de seus surtos.

E é assim que ambos se encontram, Lucy comemorando seu aniversário de 21 anos em das casas noturnas de Mickey e ele fazendo um show especial pra Lucy. Tinha tudo pra dar errado, tinha tudo pra não acontecer, mas acabou acontecendo. Mickey gasta muito tempo tentando amedrontar Lucy, dizendo ser instável, uma bomba-relógio que pode explodir a qualquer momento, e Lucy só pede que ele se arrisque com ela. É tudo tão lindo, de uma sensibilidade, que você pensa “quero ser Lucy quando crescer”.

Cinco anos após o casamento, Lucy é diagnosticada com a doença, que vem de uma forma agressiva. Ao mesmo tempo em que Lucy luta pela vida, Mickey tem um surto psicótico... ambos no mesmo hospital, um na ala de oncologia e o outro na psiquiátrica. Quando se recuperam, firmam o acordo de não terem filhos, de não passar adiante a genética, mas, anos depois, numa consulta de rotina, Lucy recebe a notícia de que está grávida. Mesmo contra todas as probabilidades e um ligamento de trompas, um bebê aconteceu e esse bebê se torna o milagre deles. Mas, junto com o bebê, outras notícias também chegam...

Não sei como falar deste livro sem soltar spoiler e se falei algum, me desculpem. Lucy é uma personagem cativante, forte e, acima de tudo, amorosa e tolerante. Ela tenta não surtar com os surtos de Mickey, procura entender. Sempre soube no que estava se metendo e que tipo de relação teria com ele. Ela o ama incondicionalmente, o pacote completo. E o que dizer de Mickey, personagem que amei, xinguei, sofri, compreendi, não compreendi, me fez sorrir e depois me fez chorar, chorar muito? A estória é narrada em primeira pessoa, por Lucy, mas a cada início de capítulo há uma transcrição dos diários que Mickey é obrigado a fazer quando está na ala de psiquiatra. Os diários fazem parte do tratamento e os trechos podem ser uma lembrança ou algo relacionado a sua doença. O ponto alto da história é justamente este, saber o que os envolvidos pensam.

É uma estória triste, mas linda na mesma proporção, com personagens adoráveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário